sábado, 30 de agosto de 2014

"Islandia - Uma Ilha de paisagens irreais!"

A Islandia é uma ilha de paisagens absolutamente irreais, um verdadeiro paraíso. Fica situada no meio do Oceano Atântico Norte, a oeste da Noruega a leste da Groenlândia, entre o gelo e o fogo!

O país conta com uma população de quase 320 mil habitantes em uma área de cerca de 103 mil quilômetros quadrados.A sua capital e maior cidade é Reiquiavique.
A Islândia tem uma grande atividade vulcânica e um importante gradiente geotérmico, o que afeta muito a sua paisagem. O interior é constituído principalmente por um planalto caracterizado por campos de areia, montanhas e glaciares.
Chegamos ao aeroperto de Keflavik já bem tarde, (mas é increvel, como ainda está dia), um pouco cansados depois de quase um dia de viagem.

Alugamos um carro e fomos para a nossa "casinha" no nosso país encatado, parecia um conto de crianças!

Começamos o dia bem cedo, e a primeira paragem foi para irmos às compras, no Bónus, é a maior e mais importante rede de supermecados na Islandia.

Minha admiração logo quando chegamos  ao parque de estacionamente do supermecado, alguns dos carros são um pouco diferentes do que estamos habituados a ver, pelas características climáticas, são um pouco invulgares, por terem uns superpneus, o que lhes dá um ar gigante, são carros que estão preparados para condições atmosféricas adversas como o gelo e neve.


Keflavik
Começamos a nossa viagem com o famoso percurso Golden Circle (ou Círculo Dourado). Nste circuito viajamos por algumas das atracções turísticas de Reykjavik: Tingvellir, Geysir e Gullfoss. Os meus olhos, os meus pensamentos não conseguem expressar nem encontrar palavras  para descrever as maravilhas naturais, tudo é lindo!
Nossa primeira paragem foi Lago Kerio da Cratera, uma cratera vulcânica. A vistá é incrível! A caldeira aqui é composto de rocha vulcânica vermelha, a água é azul-turquesa. É uma formação geológica, um lago formado na caldeira de um vulcão. A sua formação ocorre quando o vulcão está inativo durante certo tempo e a quantidade de água que recebe da chuva supera a evaporação e a infiltração.


Continuamos nossa viagem, rumo a "Geysir Strokkur", o geiser que deu nome a todos os demais existentes na Terra Geysir já não está ativo, algo que se atribui aos regulares tremores de terra e erupções vulcânicas. É uma nascente termal que entra em erupção periodicamente, lança uma coluna de água quente e vapor para o ar, mais ao menos deintervalos médios de sete  minutos. O nome gêiser provém de Geysir, nome de uma nascente eruptiva em Haukadalur, na Islândia; este nome deriva por sua vez do verbo gjósa, "jorrar".

A Islândia detém a coroa, no que diz respeito à quantidade e variedade de quedas de agua, em todo o nosso percurso deparamo-nos com a beleza de uma quada de agua a deslizar num monte ou montanha.
Chegamos à Catarata de Gullfoss, a queda tem 32 metros de altura e desaparece numa ravina apertada. Um trilho de madeira leva-nos até a um miradouro e daí pode cotinuar-se até bem perto da queda de agua.
O ruído da agua, a frescura dos milhões de gotículas que nos batiam na face, o ondular da água a precipitar-se no abismo é algo que não se consegue transmitir em fotos, é algo que tem de ser vivido. Fotografar é uma tarefa um pouco dificil... devido à quantidade de agua jorrada em forma de chuva...





 
 

Continuamos nossa viagem, a natureza em todo o seu esplendor, é sempre fantástica, é brutal.. basta saber olhar, contemplar e preservar! ... tudo é belo!

Os cavalos e as ovelhas,  são uma forte presença em toda a ilha!
O cavalo islandês é um tipo de cavalo robusto, e geralmente tem uma longa longevidade, são muito fortes e saudáveis, passeiam livremente pelos campos com as suas crinas ao vento, e as raças são criadas naturalmente em mandas semi-selvagens pela ilha.
Na Islândia há leis que proíbem a importação de cavalos de outros países, para poderem preservar a sua raça pura, e uma vez exportados não podem mais serem trazidos de volta ao país.


As ovelhas islandeses são bovids médias e estão entre as mais antigas espécies de ovelhas do mundo. Eles produzem excelente lã e leite , tornando-os uma escolha popular para os criadores de ovinos.

E a nossa viagem continou,  próximo spot, Pingvellir Valley, mais uma das muitas queda de agua, no vale Pingvellir na Islândia. O vale fica entre as placas tectônicas da América do Norte e Centro da Europa.







Deixamos a capital e partimos para Hofn.
É pela Estrada nº 1 que contorna toda a ilha, que iremos descobrir a Islândia e as suas inúmeras e magníficas paisagens.


A primeira paragem é para a cascata de Seljalandsfoss.
Para mim, a mais bonita rara ficar ali a contemplar, a lagoa verde onde a queda de agua termina,  e nesta queda d e agua inclusive é possível caminhar por trás dela.
Situada na parte sul da Islândia, é facilmente acessível a partir de State Road No. 1, visível de longe, junto com outras duas cachoeiras menores, é um lugar mágico, entre montanhas verdes, rochas cobertas de musgo. Deixa-nos sem palavras, a água que cria o efeito de um véu branco, por causa de sua parede espumante de água que corre por 60 metros de uma montanha, enquanto que ao mesmo tempo extravagante e selvagem. 





 

Voltamos à estrada e fomos à procura das praias de areia preta. A paisagem a  curva que fazemos, mais nos surpreende com tão grandiosa beleza.




Até que chegamos a mais uma queda de água, 




 
Subindo as escadinhas, a paissagem é linda, admito que custa um bocadinho mas vale bem a pena o sacrificio!Nas rochas podemos imaginar rostos de trolls.



 

Continuamos viagem, onde o glaciar e o vulcão se encontram!


Chegamos a reynisfjara, a praia onde podemos observar as estranhas formações rochosas no oceano, areia preta e os fofinhos Puffins!













0 comentários: