terça-feira, 17 de março de 2015

Dubai Metro

Considerada uma cidade do futuro, Dubai não poderia deixar de ter um dos sistemas de transportes consierados um dos mais modernos do mundo. O metrô circula sem maquinista é controlado por computador através de uma moderna central de monitoramento e controle. Existem duas linhas mas estas  não circula em toda a área da cidade.


O metro está dividido em três areas, uma área reservada aos passageiros “Gold Class”, em que o valor da  passagem é um pouco mais, mas com um pouco mais conforto, mais espaço.
As mulheres e as crianças também possui um espaço próprio, um setor deste vagão especial onde só elas podem entrar. Nenhum homem pode viajar na carruagem destinada a milheres, é considerado um desrepeito e se forem apahados são multados.


E uma terceira area reservada a todos os cidadãos, normalmente homens, trabalhadores e turistas. Uma curiosidade é que nenhum homem toca numa mulher que viagem, e uma mulher tem sempre prioridade a ocupar um lugar!Para quem viaja para o Dubai e vai usar transportes públicos para se deslocar pela cidade, o ideal é ficar próximo a alguma estação.
As estações de metro e o próprio metro estão extremamente limpos.


 Há várias linhas de autocarros que passam pelas estações de metrô. E por falar em autocarros, todos os pontos de autocarro da cidade são fechados e climatizados com ar condicionado, essencial para aguentar o imendo calor que se faz sentir no verão.
Ficamos hospedados no Towers Rotana Hotel, muito bem localizado, a 2 m da estação Finalcial Centre, e apenas a uma estação de metro do Dubai Mall. Um hotel quatro estrelas, quarto grande, muito arejado, grande e muito limpo. Os quartos têm um pequeno bar que é pago, mas temos disponivel água engarrafada, chaleira para fazer um chá ou café, um pequeno e simpático miminho . O pequeno almoço é fantástico, muito variado e para todos os gostos, com pratos orientais e ocidentais e com muita qualidade.
Na recepção podemos beber um chá e comer tamâras, cortesia do hotel.
Infelismente o wifi nos quartos é a pagar, o que torna mais dificil o contacto com a família, e tanto as chamadas como o roamimg fica muito caro. Um pormenor que achei engraçado, no tecto tem uma seta indicando a direção da Meca, para os muçulmanos, saber a direção em que se deve orar, é muito importante, a qibla (é um idioma arabe e indica direção) é em direção à Caaba em Meca, na Arábia Saudita.daí no Hotel ter a direção mencionada.
Outra forma de conhecer o Dubai, além de ser a pé,mas torna-se um pouco dificil atravessar as auto-estradas, e  lembro que no Dubai as temperturas são quentes,  é usar os taxis, nos hotéis temos sempre pontos de táxis e disponíveis, nos shoopings, com ar condicionado e são super baratos. Todos os motoristas usam uniforme e os táxis tem identificação.
 Na nossa viagem pelo Dubai, optamos por favor o city tour pela cidade, compramos os ticktes com promoção, dois pelo preço de um.

0 comentários: