Cheguei ao inicio da noite no aeroporto Iman Khomeini, na hora da aterragem, ainda dentro do avião, começa-se a aperceber de uma agitação por parte das senhoras a cobrirem o corpo, o lenço na cabeça é mesmo obrigatório.
Depois de todas as formalidades ao tirar o visto, primeiro o pagamento, 75€ , depois a espera, aqui começa a nossa 1º. experiência neste país fantástico, pedem-nos para aguardar 5minutos, e para quê, porque iam jantar, uma multidão de pessoas, paradas, enquanto aguardam a entrega do passaporte. Depois de passar a fronteira, descemos umas escadas e avistam-se uma série de pessoas à
espera outros viajantes, familiares com flores.
espera outros viajantes, familiares com flores.
Próximo passo, casa de cambio, a moeda oficial do Irão é o Rial Iraniano, as notas que recebemos são em rials, mas os preços são dados em tomans, 1 toman = 10 Rials. Ou seja, o governo "tirou" o 0’ às notas, embora este continue lá! Quando nos dizem que o preço é 50 tomans, isso na verdade quer dizer 500.000 rials! Parece simples, mas na verdade não é, e até ao fim da viagem as contas ainda nos darem volta à cabeça.
![]() |
100.000 Riais |
![]() |
numeração Persa |
Enquanto tentamos perceber e ambientar aos milhões de Riais que enchem a carteira, um senhor, muito simpático, vem
ao nosso encontro a perguntar se precisamos de táxi para o hotel, depois e uma breve explicação da moeda iraniana. E começa assim a nossa aventura pelo Irão. A primeira impressão sobre a cidade, super iluminada, muito colorida (luzes de várias cores), um transito caótico, na viagem até ao hotel ouvimos uma versão do "despacito" em farsa. Muito bom!!
0 comentários:
Enviar um comentário