segunda-feira, 2 de março de 2015

Dubai! Onde um novo sonho começa....

Olá amigos exploradores!
Hoje vou falar um pouco da nossa passagem de ano no Dubai!


Dubai é a maior cidade dos Emirados Árabes Unidos (uma federação de monarquias absolutas hereditárias árabes).É um dos sete emirados que compõem o país. Dubai está localizado na costa do Golfo Pérsico, Dubai é o emirado mais populoso entre os sete emirados. Está localizada ao longo da costa sul do Golfo Pérsico na Península Arábica na Ásia. A cidade é conhecida mundialmente por ser extremamente desenvolvida e pelos enormes arranha-céus e largas avenidas.
O clima dos Emiratos Árabes Unidos é ao longo do ano quente, sendo que as temperaturas médias rondam os 25ºC. No entanto, entre Dezembro e início de Fevereiro a temperatura aumenta e ronda os 40ºC.
A moeda é o Dirham.


 Em apenas três décadas Dubai passou de vilarejo de mercadores árabes a um dos destinos de luxo mais cobiçados do Mundo. Transformou-se num ícone de modernidade, com shoppings gigantescos e luxuosos, com hotéis de sete estrelas que nasceram das areias por onde circulavam apenas camelos. 
 A nossa viagem ao Dubai foi uma experiência única. Conhecer a parte antiga e tradicional da cidade e a moderna, mais conhecida por “New Dubai”. Viajamos nos Emirates Arabes, O avião era grande, moderno, muito confortável, muito silencioso e estável. Os assentos muito espaçosos, cada passageiro tem ao seu dispor um cobertor, um travesseiro e um kit com fones de ouvido.Um pormenor interessante é que o tecto durante a noite fica iluminado com Luzes azul como estrelas do céu. 


A nossa viagem começou por fazermos um tour à parte antiga da cidade Al Bastakia É o quarteirão mais pitoresco e tradicional da região histórica. Fica situado na antiga fortaleza de Al-Fahidi. Dizem foi construído no século XIX por antigos mercadores persas, que beneficiavam das flexíveis regras do comércio no Dubai. O local é marcado por diversas casas históricas, que foram restauradas mantendo os traços originais. Destaque para as típicas chaminés, ou torres de vento, uma forma de antigos ventiladores naturais, e os corredores que mais parecem labirintos. Muitas das residenciais típicas construídas em gesso ou em calcário, com portas de madeira, foram transformadas em galerias de arte, lojas de comércio, cafés, restaurantes. Podemos observar de perto os fortes traços da arquitetura islâmica residencial, com os seus charmosos pátios internos descobertos, arborizados e bem decorados no centro de cada residência. 















 Como podem ver nas imagens a bandeira do Dubai está sempre hasteada e presente por onde passamos! Assim como a imagem dos Sheiks.



Continuamos nossa viagem por atravessar o Dubai Creek, é um canal, ou braço do mar que divide a cidade ao meio, a travessia é feita em pequenos barcos de madeira, chamados barco-táxis, chamados de “Abra”.
É de salentar a grande movimentação das embarcações de madeira que levam as mercadorias a inúmeros países vizinhos, como Irão, Índia, Iraque e alguns países africanos, através do seu pequeno porto que se estende pelo canal. O local é impregnado de agitação e movimentação causadas tanto pelos moradores, comerciantes e pelos  turistas.

Começamos por conhecer os souks, são umas das  atrações turísticas. Em Arabe souk significa mercado tradicional.
Souk das especiarias, o cheiro, a agitação, os vendedores a tentarem vender os seus produtos.









Em seguida fomos conhecer o souk do ouro e dos tecidos! è impressionate e grandioso a quantidade do ouro nas vitrines, uma peça mais bonita de que outro, imenso brilho! Desde os tempos da antiguidade que o ouro é o metal mais precioso e mais conhecido pelo Homem e nenhum outro metal fascinou e inspirou tanto a arte da joalharia.
Como em todos mercados árabes, temos sempre de negociar e regatear, mesmo, tratando-se de ouro, no inicio do souk tem uma tabela dpor grama com o preço do ouro.











A nossa próxima paragem foi no Saga World Mall, um dos shopping mais luxuoso, tem tesouros reais, peças originais e requintadasdos, quais os melhores tapetes de seda, móveis de prata maciça, têxteis ou jóias, arte islâmica, caligrafia ou arte contemporânea, um verdadeiro luxo!







1 comentários:

Anónimo disse...

com certeza que foi uma viagem de sonho! A descrição que você faz, é fantastica.
Continuação de boas viagens